Gosto de uma expressão e acho que ela define bem: comida de verdade é tudo aquilo que sua avó reconheceria como alimento. Comida de verdade, o alimento de verdade é aquele que é o ingrediente, que não existem listas enormes dizendo o que contém. São as frutas, os vegetais, as carnes, o feijão, o arroz. Todos os alimentos que vem da natureza. Ou os alimentos que são poucos processados, como é o caso do leite em caixinha, visto que é impossível , na vida de hoje, cada pessoa ter a sua vaquinha.
E é aí que queremos chegar com a #comidadeverdade, é aumentar o consumo de alimentos verdadeiros, alimentos in natura e diminuir os ultraprocessados. E não contar calorias, mas sim aumentar a qualidade da sua alimentação. Nunca tivemos tanto acesso a informação e pessoas tão confusas com o quê comer. As pessoas desaprenderam a comer, ficaram confusas, com tantos rótulos “light”, “nosugar”, “zero”, “sem glúten”…
E o que são os tais alimentos ultraprocessados? São, segundo o guia de alimentação saudável, fórmulas industriais feita inteiramente ou grande parte de substâncias extraídas de alimentos (óleos, gorduras, açúcares, amido, proteínas…), derivadas de constituintes de alimentos (gorduras hidrogenadas, amigo mondiácado) ou sintetizadas em laboratórios (aromatizantes, realçadores de sabor, corantes…)
Com isso, sugiro algumas dicas para fazermos as pazes com nossa alimentação:
1. Evite comidas contendo ingredientes cujos nomes você não possa pronunciar;
2. Não coma nada que não possa um dia apodrecer;
3. Dispense os corredores centrais do supermercado e prefira comprar nas prateleiras periféricas.
4. Melhor ainda: compre comida em outros lugares, como aqui na Mais Quitanda.
5. Coma uma variedade maior de alimentos.
6. Divirta-se na cozinha (veja todas as receitas que já disponibilizamos aqui);
7. Prepare suas refeições e coma apenas à mesa;
8. Cozinhe, para amigos e familiares, para você;
9. Faça refeições coloridas;
10. Coma sempre com prazer.
Deixe um comentário