A criança que come muito além do que precisa pode estar comendo por ansiedade. Não é difícil distinguir quando a criança está com fome de quando está comendo por ansiedade. Basta prestar atenção nos horários que ela come e na quantidade e qualidade dos alimentos.
Come pouco ou come alimentos da baixa qualidade nutricional
Ela pode estar comendo pouco ou comendo apenas alimentos que não saciam o suficiente. Alguns alimentos feitos com farinha branca podem não sustentar por muito tempo (como pão branco e biscoitos). Dê preferência sempre a alimentos integrais, pois eles têm um alto poder de saciedade, devido à grande quantidade de água e fibra.
Come muito e de tudo
Se a criança come muito, mas come de tudo (incluindo frutas, legumes e verduras), existem algumas dicas práticas que podem ser adotadas para controlar essa situação. Com a orientação de um nutricionista é possível criar um plano alimentar com horários adaptados a rotina da criança e porções adequadas a sua idade, peso e altura. Muitas vezes basta regrar horários e quantidades para que a criança possa equilibrar a rotina alimentar e até perder peso se necessário.
Come bem, mas poucos alimentos saudáveis
Mas se a criança come bem mas não quer saber de alimentos saudáveis, pois gosta mesmo é de besteiras, pode ser necessária uma mudança maior. Desenvolver uma rotina alimentar que inclua frutas, legumes e verduras é fundamental.
E não esqueça que atividade física é essencial, pois além de acelerar o metabolismo e gastar energia, promove a liberação de serotonina, um hormônio que traz bem-estar.
Em qualquer caso, a Mais Quitanda ajuda você!
Temos alimentos integrais e orgânicos, com “cara de besteira” que as crianças adoram e nosso clube de assinatura garante a você a praticidade de sempre ter frutas, verduras e legumes frescos à mão, toda a semana! Tudo planejado por nutricionistas que podem elaborar um plano nutricional personalizado.
Conheça a Mais Quitanda, acesse o Mundo +Quitanda, com posts das nutricionistas e muito mais!
Deixe um comentário