Você já imaginou os riscos que o seu filho está exposto por não receber todos os nutrientes nas proporções corretas de uma alimentação adequada? Por entender a importância deste assunto, eu Victoria Schmaedecke nutricionista, resolvi explicar qual o caminho que você deve seguir para evitar que isso aconteça com o seu filho.
Obesidade infantil aumenta no Brasil
O Brasil passou por um período de transição nutricional, na qual a subnutrição infantil deu lugar à obesidade, devido à mudança da alimentação tradicional para alimentos processados, que contêm maior quantidade de gordura saturada, conservantes, açúcar, entre outros. Além disso, sabemos que os pais têm menos tempo para cozinhar em casa e as crianças também estão mais expostas às mídias que induzem ao consumo de alimentos industrializados.
Os motivos que levaram à obesidade infantil aumentar no Brasil
A inatividade física dessas crianças associada a uma alimentação deficiente em frutas, verduras e legumes e rica em ‘junk food’ levou a um aumento preocupante – que antigamente não eram frequentes em crianças – da prevalência de obesidade e de doenças crônicas como:
- Diabetes
- Hipertensão arterial
- Doenças cardiovasculares
- Dislipidemias (alterações nos níveis de triglicerídeos e de colesterol)
Dicas para minimizar os riscos
Afim de minimizar os riscos de seus filhos desenvolverem doenças futuramente, preparei algumas dicas, simples, que vão te ajudar a trazer uma qualidade de vida muito melhor para as crianças através da alimentação. Confira:
- Coloque na mesa frutas e vegetais diariamente
- Evite uso de temperos prontos
- Evite produtos industrializados
Para isso existe a +Quitanda, a qual oferece hortifrúti fresquinhos e de qualidade semanalmente na porta da sua casa. Comece você mesmo sendo o exemplo e a mudança que você quer ver!
Deixe um comentário